domingo, 13 de março de 2016

Análise de Filme: Las Brujas de Zugarramurdi

Título em português: As Bruxas de Zugarramurdi

Sinopse: Ao fugir de policiais, um bando de ladrões acaba em um covil de bruxas canibais. Será que a noite tem como piorar?

Ano: 2013

Áudio original: Espanhol

Minha opinião: Se estiver procurando um filme sério sobre Wicca e Paganismo, Las Brujas de Zugarramurdi não é um filme para você assistir neste momento. Ele trata do que as pessoas realmente pensam sobre bruxaria com um pequeno fundo de verdade na história, resumindo, José (não tenho certeza se este é o nome dele mas enfiiim) e Soldado assaltam uma loja junto com o filho de José, Sérgio, uma perseguição começa e os três assaltantes fazem um taxista de refém que se torna parte do bando, para o azar deles, na fuga da policia, os 4 acabam em um covil de bruxas onde tudo começa de verdade. Então vamos à Análise.

OBS: Você pode assistir este filme na Netflix com áudio em espanhol e legendas em português, ou em sites da internet de graça.
OBS II: Não lembro do nome dos personagens então dei um jeito, peço perdão! 

Aviso: A Análise pode conter spoilers!
Caldeirão: Logo no inicio do filme uma mulher - aparentemente bruxa - aparece mexendo em um caldeirão enorme com uma gosma preta borbulhenta. As bruxas utilizam caldeirões sim, para queima de pedidos, feitiços, rituais, poções, elixires... Mas nada fica como no filme! 
Oráculo: Continuando a cena anterior, outra bruxa lê cartas e após a leitura joga uma por uma no caldeirão borbulhante. As bruxas também usam sim oráculos, praticamente todas elas tem algum tipo de oráculo predominante, como por exemplo, runas. 
Produtos de beleza: Quando José, Sérgio, Soldado e o Taxista (de nome Manuel) estão chegando à um bar beira de estrada, aparece a cena da Bruxa Suprema passando um produto no cabelo de outra bruxa e dizendo que aquilo deixará o cabelo dela bonito. Isso é realmente possível, fazendo produtos naturais que deixarei a receita aqui no blog (visite a Lista de Postagens e veja se a receita já está disponível) mas é claro que com um pouco de bom senso você conseguirá bons resultados e tudo vai depender da forma que cuida de seu cabelo e como ele reagirá com os produtos naturais. Então não se decepcione se os resultados não forem satisfatórios.
Zugarramurdi: Zugarramurdi é o nome de um povoado onde a lenda diz que ali moram bruxas, segundo o filme. Para mim, esse povoado pode ser considerado um tipo de Coven já que todos os personagens que se interligam são de lá.
Aga , viga, IGA, Iaga, buca, cela, sai, soe, pele, arma, tiro, PA!: É o mantra usado por um dos personagens, você pode encontrar a definição de mantra no "Dicionário Mágico" atualizado sempre! (veja se já está disponível neste link)
A bruxaria surgiu com sacrifícios humanos e demônios: Isso é mentira, quando estudamos bruxaria vemos que não tem nada de sacrifícios humanos e nada de demônios.
Patuá: Ao atropelarem a Suprema, encontram um tipo de colar no pescoço dela que contém pó dentro. Aquele colar, é um Patuá. (Veja na Lista de Postagens se o link para Patuá já está disponível)
Altar: Rapidamente, Manuel e a filha da Suprema passam por um altar dentro da mansão. É verdade, bruxas tem sim Altares, onde fazem suas oferendas, rituais, amuletos, etc. 
Enterro: No filme é dito que as bruxas devem ser enterradas de bruços pois se tentarem sair cavando, vão apenas se enterrar mais. Isso é um equívoco, não tem motivo nenhum para ser enterrada desta forma se não for da sua vontade. 
Cozinhar crianças: Sérgio desaparece e é encontrado no forno junto com a Suprema, isso é mentira, não cozinhamos crianças. Isso existe claro, mas é feito por canibais que não tem nada a ver com a bruxaria.
Beber sangue: Isso não acontece na Bruxaria, nem na Wicca e muito menos no Paganismo. Não leve a sério. 
Levitar, voar e andar pelo teto: Estas três coisas são mitos, você não vai levitar só por ser bruxo, então se quiser estudar bruxaria achando que vai andar pelo teto, pare agora. 
Foto "amaldiçoada": Em uma cena, uma bruxa torce a foto de um dos personagens e ele sente. Isso não é verdade em partes, talvez isso seja possível dependendo da sua intenção na magia. Você pode ver O Uso de Fotos da Magia visitando a Lista de Postagem e vendo se já está disponível. 
Amuletos: Uma das bruxas arranca um tufo de cabelo de um dos personagens e com isso começa a criar um amuleto, isso é verdade em partes, você pode fazer magia com cabelo sim mas isso não significa que ela fará mal à alguém (como é feito no filme), como já falei anteriormente, tudo vai depender da sua intenção. 
Livre-arbítrio: Você não vai conseguir fazer com que alguém faça o que você quer só com a força do pensamento ou com as mãos, não da forma que é mostrado no filme.
A Deusa: No final do filme, dizem que a Deusa é a Grande Mãe e que ela quer que as bruxas façam um ritual de celebração canibal. Isso é mentira! A Deusa nunca vai pedir para você matar alguém ou algum animal, muito pelo contrário. Todos nós queremos honrar a natureza cada vez mais.
Transformação: Para se transformar numa bruxa não é necessário beber sangue de sapo como no filme! Você precisa apenas sentir o chamado da Deusa e a partir dai já pode se considerar um bruxo(a). 

  Espero que tenham gostado e Blessed Be. 
Atenção: Plágio é CRIME! A reprodução parcial ou total deste texto é proibida e protegida pela lei do direito autoral de número 9610 de 19 de Fevereiro de 1998. Proíbe a reprodução ou divulgação com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na Internet, sem prévia consulta e autorização do Autor. Por favor, respeite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...